Trabalhamos com Gasolinas Comum e Aditivada, Etanol e Óleo Diesel.
FUNCIONAMENTO: Diariamente, das 07:00 às 22:00hs, desde 1999.

O PERIGO DO CELULAR E A ELETRICIDADE ESTÁTICA

O Auto Posto Melco, preocupado com as severas consequências que podem resultar com o uso de telefones celulares durante o abastecimento de veículos e com eletricidade estática, tem ministrado aos seus funcionários aulas de conhecimento destes assuntos e de prevenção de acidentes.

Mas, como devem imaginar, não basta somente o frentista saber evitar os erros e procedimentos que podem resultar em tragedia.

Os clientes frequentadores do posto são a parte mais importante que precisam saber como se comportar à partir do momento que adentram na área de segurança do posto.

Após vários acidentes, tanto no Brasil quanto no exterior, e pesquisas feitas sobre estes incidentes, chegou-se na conclusão que:

  • Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases;
  • Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio, caso estejam num ambiente saturado de gases explosivos;
  • Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos, etc;
  • Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc…).

Portanto, o ideal seria DESLIGAR o seu celular quando decide ir ao posto de gasolina para abastecer. Caso isso não seja possível, DEIXE SEU CELULAR DENTRO DO VEICULO, e o quanto longe possível da fonte emissora de gases explosivos.

Nunca fique ao lado do frentista abastecendo, e atendendo/falando ao celular.

Houve caso em que o cliente, que estava com o celular no bolso da calça, teve queimaduras na virilha e pernas devido incêndio provocado pelos gases de combustível, quando seu telefone tocou, dentro do bolso.

Outro fator importantíssimo na hora de abastecer o veiculo, que poucos sabem, é a ELETRICIDADE ESTÁTICA que existe no seu corpo e em tudo o que você toca. Ela é capaz de incendiar os gases de abastecimento, provocando sérias lesões em você, nos que estão ao seu redor e danos materiais. Veja o vídeo ilustrativo logo abaixo.

Ao chegar no posto de gasolina, ANTES DE QUALQUER OUTRA COISA (principalmente mexer no bocal de abastecimento do seu carro) você deve “descarregar” a eletricidade estática acumulada em seu corpo.

A maneira mais eficaz de “descarregar” a eletricidade estática é TOCAR NA CARCAÇA DE MATAL da própria bomba de combustível, ANTES DO INICIO DO ABASTECIMENTO, que é aterrada para esta finalidade.

Este gesto simples pode salvar vidas e prejuízos materiais.

Atenção dobrada para aqueles que transportam CRIANÇAS em seu veiculo, na hora de abastecer!

 

Voltar

Home